terça-feira, 24 de novembro de 2015

Bebê engatinhando, e vinagre na limpeza


Com a Lavínia engatinhando , se arrastando pelo chão, explorando os 4 cantos da casa temos o cuidado de manter o piso limpo. Temos o costume de andar  de chinelos, ou calçados em casa. Dizem que a “vitamina S” (sujeira) é uma proteção para o bebê, mas os produtos de limpeza, no geral, são venenosos.  Como ela não só se apóia, mas também lambe o chão, mais seguro optar pela forma mais natural possível. Então começamos a comprar muito vinagre branco de álcool.
Tinha receio em fazer essa receita caseira com vinagre, porque não sou fã do cheiro (nem do gosto). Logo que aplicado, sente-se sua presença, mas não fica impregnado nem deixa cheiro. Muito melhor do que espirrar com os perfumes artificiais dos produtos químicos. Pode ser usado em várias superfícies (exceto mármore e granito), aplicado com um pano umedecido.
A mistura que usamos é a seguinte:
1/4 xícara de vinagre branco de álcool
4 litros de água morna
10 gotas de óleo essencial
Estamos usando essência de citronela. Não experimentei, mas se você tem em casa uma colônia de bebê e quase não usa, de repente pode pingá-la no lugar da essência para perfumar a casa – ou pelo menos para o quartinho de bebê.
Outros usos do vinagre
Em 2013, foi popularizado o uso do vinagre – para amenizar o efeito do gás lacrimogêneo nas manifestações. Você já experimentou em casa fora da salada?
Ele é mundialmente famoso como bom removedor de manchas. Como bactericida, também é usado no primeiro enxágue da lavagem de roupas para evitar mofo, remover resíduos e amaciar as peças. Para limpar a máquina de lavar, pode ser adicionado num ciclo sem roupas. Já para a lavagem das fraldas de pano, não é recomendável, pois pode afetar a impermeabilidade.
Se você tem medo de limpar chão de madeira com vinagre, use um pano de microfibra e torça bem para que fique quase seco na hora de passar no chão. É a dica dessa mamãe, que gosta de tudo bem limpo, à moda antiga.

4 comentários:

Espetáculo infantil A Máquina de Voar, de Phil Porter, estreia dia 12 de agosto no Sesc Belenzinho

Créditos: Maria Tuca Fanchin A vida não é muito divertida para as duas crianças presas na Ala Infantil do Hospital Sta. Ruth Dos Ol...