terça-feira, 3 de novembro de 2015

Nascimento de dentes pode causar desconforto e febre em bebês

Fase exige atenção e cuidado redobrado dos pais

Todas as fases do desenvolvimento dos bebês e crianças são marcantes e deixam os pais entusiasmados. A mudança do sorriso, com a erupção dos primeiros dentes de leite, é uma delas. Isso se dá normalmente entre o 6º e o 7º mês de idade e, como se trata de algo que leva algum tempo, a mudança pode causar alguns inconvenientes ao bebê, como dor, coceira na gengiva e febre. Esta fase exige paciência dos pais, pois os bebês naturalmente acabam chorando mais e precisando de maiores cuidados. 

Primeiros dentes
Um dos sinais de que a criança está com os primeiros dentes em vias de nascer é o hábito de levar objetos e brinquedos à boca para morder. Isso acontece devido ao incômodo causado pelos dentinhos que começam a despontar e rasgar a gengiva, o que causa coceira e, consequentemente, faz com que os bebês tenham vontade de morder algo para aliviar a sensação. Outro sinal importante é que neste período eles começam a babar mais. Oferecer mordedores ou massagear suavemente a gengiva do bebê pode ajudar a diminuir o incômodo.

Febre
Além de alterações no humor e da dor, o nascimento dos dentes pode provocar febre. Nessa fase, o ideal é consultar um médico para saber como proceder e verificar a necessidade de tratar o problema com medicamentos antitérmicos, substância indicada para diminuição da temperatura corporal, com ação analgésica. É recomendado tirar dúvidas e saber como proceder durante essa fase, com o pediatra ou com o odontopediatra. A febre pode deixar o bebê indisposto, com moleza, falta de apetite e causar mais incômodo nesta fase de transição.

Tempo certo
Apesar de normalmente os primeiros dentes apontarem entre o 6º e 7º mês de idade, não há uma regra ou idade exata para isso acontecer. O início da dentição varia de acordo com cada organismo. Apesar de mais raros, algumas crianças iniciam essa fase por volta dos 12 meses e há casos de crianças que já nascem com dentes. O ideal é higienizar as gengivas desde os primeiros dias de vida para que os dentes nasçam com saúde. Isso pode ser feito delicadamente com uma gaze estéril ou com produtos indicados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espetáculo infantil A Máquina de Voar, de Phil Porter, estreia dia 12 de agosto no Sesc Belenzinho

Créditos: Maria Tuca Fanchin A vida não é muito divertida para as duas crianças presas na Ala Infantil do Hospital Sta. Ruth Dos Ol...