quinta-feira, 24 de março de 2016

Maternidade vira fonte de inspiração para empreendedoras

O empreendedorismo materno começa a ser assunto mais frequente nos meios de comunicação.


Vejam esta notícia publicada no Vila Mulher


Conciliar trabalho e criação dos filhos é um grande desafio para as mulheres atuais. Muitas param de trabalhar ou decidem procurar um emprego que lhe permita ter mais tempo com a família.

Foi justamente o que fez Roberta Landmann. Após o nascimento da filha Sofia, em 2008, ela decidiu deixar de lado a vida de publicitária e montou o site YOUandME, um e-commerce de produtos educativos. Assim, passou a acompanhar o crescimento da menina e ser a mãe presente que tanto queria.

Quando Sofia nasceu, Roberta estava no mercado publicitário há 10 anos. Curtiu intensamente os quatro meses de licença-maternidade, mas conforme a hora de voltar ao trabalho chegava, ela ficava preocupada, pois não queria passar muito tempo longe da filha. "Fiz um acordo com a agência de trabalhar apenas no período da tarde. Fiquei um ano neste esquema, mas mesmo assim eu sentia o peso de passar longas horas sem ver a Sofia e de chegar à noite e encontrá-la dormindo", lembra.

Foi então que a publicitária começou a sentir vontade de ter seu próprio negócio, ser dona do seu tempo e gastar as horas longe da Sofia com algo que estivesse mais conectado com o seu momento de vida. Assim nasceu a marca YOUandME. "São kits de atividades para pais e filhos se divertirem juntos, ajudando a transformar o momento de brincar em um tempo especial e de qualidade. Fiquei super empolgada com a ideia. Foi o empurrão que faltava para me dar coragem de jogar tudo para o alto e começar diferente", revela Roberta.

A ideia de montar os kits surgiu quando Sofia tinha oito meses. "Um dia, eu a levei para nadar pela primeira vez. Ela ficou exausta e dormiu o resto da manhã. No começo, fiquei chateada por não ter curtido mais horas com ela, mas depois percebi que aqueles poucos minutos foram tão especiais que valeram mais do que três horas juntas", conta Roberta. Assim, os brinquedos foram criados sob este conceito: permitir que pais e filhos brinquem juntos, mesmo que seja apenas 30 minutos.

Os brinquedos, preparados com a orientação de orientadores e psicólogos, são entregues em todo o país. Entre os brinquedos estão CDs de música para recém-nascidos, kit para cozinhar, com avental, livro de receitas e utensílios coloridos, esteira para brincadeiras ao ar livre, livros de histórias e capa para amamentação. "Meu objetivo é aprimorar cada vez mais essa loja e divulgá-la para que se torne o principal canal de vendas e relacionamento com os clientes da marca".

Mas não pensem que o negócio próprio resolveu os problemas de Roberta num passe de mágica. Para ter a vida que desejava, a publicitária precisou de muito planejamento. "Hoje meu horário é flexível. Na parte da manhã, Sofia vai para a escola e eu aproveito para trabalhar, cuidar de mim e da casa. Depois a busco e almoçamos juntas. Retomo o trabalho e ela vai com a babá para alguma atividade (brincar no parquinho, natação, etc)", conta.

No final da tarde, a empresária reserva mais duas horas para brincar com a filha. E enquanto Sofia janta e toma banho com a babá, Roberta trabalha. "Mais tarde, eu volto a ficar com ela para contar histórias, conversar e colocá-la para dormir. Então chega a minha vez de relaxar e curtir o meu marido. Tentei organizar o meu dia de uma forma que todos os pilares da minha vida estivessem bem equilibrados e que Sofia sentisse a segurança da minha presença em momentos-chave da rotina dela".

No fim de semana, as atividades são em família. São idas ao clube, parques e teatrinhos infantis. E nas férias de Sofia, nos meses de janeiro e julho, Roberta trabalha remotamente e viaja com a filha para Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

As experiências de Roberta com a filha não resultaram apenas na loja virtual. No blog "Brincando com Sofia", a empresária divide seus conflitos e sentimentos com outros pais. "De certa forma, ele completa o trabalho que faço com a YOUandME", acredita.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espetáculo infantil A Máquina de Voar, de Phil Porter, estreia dia 12 de agosto no Sesc Belenzinho

Créditos: Maria Tuca Fanchin A vida não é muito divertida para as duas crianças presas na Ala Infantil do Hospital Sta. Ruth Dos Ol...